Home Notícias Festival 2010 The Hypers vencem o XV Festival de Música Moderna Corroios’2010!
The Hypers vencem o XV Festival de Música Moderna Corroios’2010! PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Carlos Neves   
Quarta, 31 Março 2010 22:58
The Hypers Vencedores

Bem-vindos ao Século XXI!

Depois de 4 sessões (20-27 Fevereiro, 6-13 Março), disputou-se no passado dia 27 de Março a final do 15º Festival de Música Moderna de Corroios. THE HYPERS (Almada-Lisboa) sagraram-se vencedores, mais maduros musicalmente e com possibilidade de melhor produção do nosso EP prémio [pois têm sonoridades dos principais eixos da música actual: Manchester - New York – Los Angeles. O nosso sonho, ah!ah!ah! é acrescentar Corroios a estas cidades] do que UANINAUEI (Évora) com histórias infinitas em português e Amazing Flying Pony (Coimbra) com uma voz feminina de timbre inédito em Portugal.

A Final 2010 foi a mais Jovem (em média de idades dos músicos) e a mais Original (com apenas bandas das novas tendências Rock do Séc. XXI: “Hard-Psico-Noise”): “desaconselhável a maiores de 30 anos”. As bandas “esqueceram-se” das influências dos seus ídolos e optaram por tocar ao vivo como fossem elas próprias: sem espírito de covers ou imitações. Foi a Final mais diferente dos nossos Festivais. Fez-se lembrar o movimento Punk do “do it yourself”. Parece que se entrou noutra dimensão. Já não faz sentido de facto “rotular” as bandas. Difícil optar por qualquer dos três finalistas. Alinharam pelo mesmo diapasão: a escola é a mesma – o Novo Rock de Garagem do Séc. XXI. Foi também a grande “Final Metálica” que o Festival “devia” ao longo destes 15 anos, para concluir.

O Festival de Corroios é actualmente o grande canal das novas bandas portuguesas ao vivo (ver o site do Festival). As bandas que queiram seguir carreira ganham material de promoção (vídeos, fotos, CDs) para apresentarem às editoras, organizando os seus “portfolios”, o que nenhum outro Festival do país hoje oferece. E além de apresentar novos projectos o Festival em cada sessão convidou uma banda já com edições “independentes”: Fato/Feto (Évora, vencedores do XIV Festival de Música de Corroios com disco espectacular progressivo a sair brevemente), Skalibans (Almada), Million Dollar Lips (Sesimbra), Dapunksportif (Peniche), Peixe:Avião (Braga). Porque é preciso também apoiar os músicos que não são distribuídos pelas editoras que conseguem vender nas grandes superfícies. Não esquecer também que o vencedor do Festival tem direito a uma actuação nas grandes Festas de Corroios no Verão. Participar no festival de Corroios é para as bandas uma mais valia para outros seus concertos.

O Festival de Corroios continuará a ser um grande activo da nova música portuguesa, justificando o “investimento”, nomeadamente da Junta de Freguesia de Corroios. Tentaremos fazer com mais ideias e trabalho, melhor para o ano.

Uma palavra de grande apreço e respeito pelas outras bandas que passaram este ano pelo palco do Cine-Teatro do GCCorroios e que não estiveram presentes nesta Final Especial 2010: os Bar (Lisboa) com uma música free-pop-jazzy feminina portuguesa, os Stone Slaves (Alcácer do Sal) exibindo todo o catálogo hard, The Dorian Grays (Lisboa) com teclas sónicas barrocas, os Cactos (Lisboa), surpreendentes reis dos instrumentais.

As portas não estão totalmente fechadas para quem quer ousar fazer “Coisas” na música portuguesa!

 

1ª Sessão: 6 de abril

Local: Cineteatro do Ginásio Clube de Corroios

Atuação de três projetos.

2ª Sessão: 13 de abril

Local: Cineteatro do Ginásio Clube de Corroios

Atuação de três projetos.

3ª Sessão: 20 de abril

Local: Cineteatro do Ginásio Clube de Corroios

Atuação de três projetos.

4ª Sessão: 27 de abril

Local: Cineteatro do Ginásio Clube de Corroios

Atuação de três projetos.

Final: 4 de maio

Local: Cineteatro do Ginásio Clube de Corroios

Atuação dos três melhores projetos selecionados das quatro sessões

Festival na Rede

Newsletter

captcha 

Parceiros

Organização
Produção
Apoios
Parceiros
Blog Portugal Rebelde
Fenther

 


© 2009-2024 Festival de Corroios | Alojamento, manutenção e desenvolvimento por NLIHosting